Agende sua visita Rematrícula
Área Restrita

Acessibilidade

Segmentos de Ensino

Educação Infantil

Aprender a aprender. Isso faz a diferença.

Educação Infantil dos Colégios Maristas dá as boas-vindas às crianças e estabelece o início da sua relação com o mundo. É uma fase de construção das suas identidades, da investigação e das manifestações do afeto, da expressão criativa e da solidariedade.

Os ambientes diversificados onde elas estarão inseridas irão servir de estímulo às novas descobertas e a inesquecíveis momentos de acolhida, integração e amizade. A Educação Infantil marca o começo de uma aprendizagem significativa que ecoará por todos os anos de suas vidas.

Projetos que estimulam novas descobertas.

Marcenaria

Os objetivos das aulas de marcenaria são desenvolver a autonomia das crianças e a motricidade, aprimorar a força de vontade, incentivá-las a projetar suas ideias e ensinar a utilização correta e segura das ferramentas, adequando o uso aos seus objetivos. Fazê-las apreciar a madeira como um meio de expressão criativa também está entre as propostas da aula.

Eu e os outros

As crianças observam a si próprias e aos amigos aprendendo suas caraterísticas físicas, diferenças e semelhanças. Esta sequência de trabalho busca ajudar a criar uma atmosfera positiva e de solidariedade no grupo. Quando as crianças discutem as características físicas, elas podem resolver questões e fazer discussões que refletem atitudes e valores. O professor tem um papel fundamental, abordando o quanto as diferenças contribuem para a construção do respeito pela diversidade.

Olhar para o trânsito

Nesta prática os alunos são convidados a observar as normas de trânsito no caminho para a escola e junto às suas famílias. No momento da Roda de Conversa, os relatos sobre as observações acontecem e, a partir desse trabalho, construímos com o grupo as regras de sala. Na sequência, maquetes e jogos de percurso são construídos coletivamente, para colocar em prática tudo o que foi combinado.

Educação Infantil
Manhã: das 7h40 às 11h50

Tarde: das 13h40 às 17h50

Saiba mais: (41) 3222-0999

 

 

Ensino Fundamental | Anos Iniciais

Compartilhar para crescer. Isso faz a diferença.

Ensino Fundamental | Anos Iniciais dos Colégios Maristas leva as crianças a explorarem diferentes culturas e linguagens, ampliando sua bagagem intelectual, cultural, social e política.

Nossa proposta pedagógica é o ponto de partida para que os alunos mostrem sua voz, debatam diferentes assuntos e comecem a adotar um posicionamento crítico em relação à sociedade e ao mundo.

Experiências que inspiram o protagonismo de nossos alunos.

Projeto Meu Jornal

Para aproximar as crianças do texto jornalístico, usamos como pano de fundo o tema Meio Ambiente, trabalhando as Ciências Naturais sob duas perspectivas: a conceitual, por meio dos aspectos acadêmicos – e a atitudinal, ao despertar nas crianças condutas de respeito pela natureza. O resultado do trabalho contempla áreas das diferentes linguagens com a produção de um jornal escrito e um telejornal. Todos estes fatores irão determinar um espaço favorável para o desenvolvimento do potencial de aprendizagem, ampliando seu repertório de visão de mundo.

Festa do Povo Paranaense

A Festa do Povo Paranaense é o momento de coroar os quatro meses de estudos, encontros, pesquisas, discussões e produções criativas sobre as várias etnias que compõem o povo do Paraná. É um dos projetos de maior socialização da escola, ao propor uma forma de integração entre alunos, famílias e colégio, em que todos precisam trabalhar em equipe para alcançar o resultado almejado. O programa envolve disciplinas como Geografia, Português, Artes, História, Música e tem como principal objetivo pedagógico estudar as influências que as várias etnias trouxeram para a formação do povo brasileiro e paranaense.

Construindo a Cidadania

Usando como ponto de partida uma rede de discussões em sala sobre o que é e como se constrói a cidadania, acompanhada de uma visita à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o projeto avança para a recriação deste ambiente político. Os alunos assumem papéis de representantes, propõem leis, discutem e votam em projetos que se relacionam ao bem-estar dentro do ambiente escolar e da sociedade.

Ensino Fundamental | Anos Iniciais

Manhã: das 7h30 às 12h

Tarde: das 13h30 às 18h

Saiba mais: (41) 3222-0999

 

 

Ensino Fundamental | Anos Finais

Assumir seu papel no mundo. Isso faz a diferença.

No Ensino Fundamental | Anos Finais dos Colégios Maristas, os alunos são cada vez mais instigados a expressarem suas ideias e a conviverem com ideias diferentes.  O posicionamento e as atitudes adquiridas no Fundamental | Anos Iniciais serão amadurecidas e irão moldar a forma como elas interagem com o mundo.

Nesta nova jornada, marcada pela acolhida e pelo contato com as novas tecnologias, surge um vínculo mais forte entre alunos e educadores. Nosso ensino-aprendizagem possibilita que as crianças sejam coparticipantes do processo de aquisição do conhecimento.

Projetos que auxiliam na formação integral do aluno.

Cinema: Espaço e Tempo

Através da análise de filmes clássicos e contemporâneos, o projeto propõe a aplicação dos saberes abordados ao longo do Ensino Fundamental, em um trabalho compartilhado pelas disciplinas das Ciências Humanas. Através de um passeio pelo tempo e pelo espaço, os alunos passam por diferentes momentos: pesquisa, debate, investigação, produção teórica, defesa e argumentação. O fechamento ocorre com a produção de um curta-metragem, exibido posteriormente para a comunidade.

Estudo do Meio – Aulas de Campo: para além da sala de aula

Conhecer, experimentar, comprovar, perceber, observar e aprender. As saídas a campo proporcionam importantes experiências práticas de exploração de espaços significativos. Seja em locais próximos como parques, praças, museus, acervos históricos, ou viagens mais distantes (litoral, Campos Gerais, região serrana do Açungui), são oportunidades que propiciam trabalhos envolvendo várias matérias e que permitem ampliar os horizontes no olhar dos alunos.

Festival de Teatro

Atividade inscrita na pedagogia de projetos, em que cada turma do 6º ao 9º ano apresenta uma peça para outros alunos da escola e a quem mais possa interessar. O mais importante do projeto é o seu desenvolvimento, quando os alunos discutem e estudam o texto de teatro escolhido, escrevem sobre sua peça, fazem críticas das peças assistidas, criam e justificam os projetos de cenário, som, luz, figurino, além de produzir textos de publicidade, convites, cartazes etc.

Complementando, depois das apresentações, os alunos que desempenharam a função de público discutem, desenham e criticam o que viram.

Ensino Fundamental | Anos Finais

Manhã: 7h30 às 11h50 ou 12h35

Saiba mais: (41) 3222-0999

 

 

Ensino Médio

Sonhar e realizar. Isso faz a diferença.

A excelência acadêmica do Ensino Médio Marista contribui para a autoestima e a confiança dos alunos e os prepara para os desafios do Vestibular e do Enem.

O bom desempenho dos nossos alunos nos exames fala por si só, mas não para por aí. Nossa aprendizagem busca ser uma ponte entre o jovem e seus sonhos. Ao estimular o protagonismo e a participação juvenil, os valores transmitidos impactam diretamente em cada projeto de vida, pois fornecem a base para uma atuação responsável, solidária e crítica no mundo.

Atividades que promovem uma atuação crítica e solidária.

Problem Hub

Problem Hub é um espaço tempo que promoverá experiências de aprendizagem voltadas às 4 Áreas do Conhecimento, por meio de uma metodologia que exige do estudante participação ativa no processo de aprendizagem (PBL – Problem Based Learning; Design Thinking e outras). Aqui o estudante será desafiado a apresentar soluções para problemas reais, desenvolver projetos aplicando o conhecimento, exercitar a criatividade e inovação, sempre com base em valores que respeitem toda forma de vida.

Identidade Acadêmica

É um projeto que realizará a gestão da performance acadêmica do estudante, identificando suas dificuldades e promovendo a retomada das aprendizagens por meio de plataformas adaptativas que possibilitam o acompanhamento individualizado. Através de relatórios e indicadores da performance, os estudantes serão assistidos e encaminhados para diferentes itinerários de aprendizagens: Aprofundamento, Plantão de Apoio, Acompanhamento e Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Projeto de Vida

Este será um espaço de reflexão e vivência no qual os estudantes despertam para a importância de um projeto de vida baseado em seus sonhos. O processo ocorre através do autoconhecimento (Assesstman, coaching, orientação vocacional) e da atitude empreendedora, visando à escolha da profissão e o entendimento do mundo do trabalho. A ideia é oferecer um repertório de ferramentas e conhecimento para que o estudante desenhe o seu próprio futuro e o seu projeto de vida. Para isso, serão utilizados diferentes espaços (dentro e fora da escola), conjunto de materiais (livros, revistas, internet, jornais etc), desenvolvimento de métodos de estudos para atender ao projeto de vida de cada um, diálogo com profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento, além de eventos envolvendo pais e filhos. O objetivo central é o autoconhecimento e a problematização do mundo do trabalho, trazido pela transformação constante causada pelas novas descobertas.

Ensino Médio

Manhã: das 7h30 às 12h50

Tarde: 13h50 às 15h30 (2 vezes na semana) e 15h50 às 16h20 (2 vezes na semana)

Saiba mais: (41) 3222-0999