Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Proposta Pedagógica

Educação Infantil

Desenvolver desde a primeira infância uma visão própria da realidade e adequada a essa faixa etária é a proposta do Marista Anjo. Desafiamos os estudantes para que construam uma perspectiva de mundo sempre em construção, e não de forma determinada apenas pelo cotidiano.

Marcenaria

A madeira como meio de expressão criativa e o uso correto e seguro das ferramentas. A atividade desenvolve autonomia, motricidade, força de vontade e incentiva a projetar as ideias.

Aprendendo a Língua Inglesa naturalmente

Desde o Infantil 3, o aluno entra em contato com um segundo idioma de forma natural e transformadora.

Projetos de Investigação

Compreensão ousada do mundo pelo olhar artístico. No ateliê, pensado a partir das experiências trazidas de Reggio Emilia, ao aluno conhece o mundo pelas mãos criativas e amplia suas potencialidades por meio da ludicidade.

Espaço Acolhida

Recepcionamos nossos estudantes, familiares e educadores para discutir as diferentes maneiras de significar o mundo e a construções de valores, gerando uma relação respeitosa entre toda a comunidade.

 

Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Ampliamos experiências de aprendizagens por meio de práticas colaborativas que mobilizam habilidades, conhecimento e saberes. São vivências que colocam em prática o repertório de cada estudante em favor da coletividade. A mediação se dá pelo uso das mais diversas linguagens (artes plásticas, música, fala, expressão corporal, design e teatro). Novas tecnologias e metodologias, como a ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), são inseridas durante o percurso de aprendizagem.

Curupira

grupo de conscientização ambiental, formado por alunos voluntários, com foco no respeito à natureza desde os primeiros anos de vida, e realizado por meio de reuniões semanais;

Yoga

o equilíbrio físico e emocional da criança é aprimorado desde cedo. Através de exercícios respiratórios e do aprendizado de técnicas posturais, o educando aprimora a concentração e a autoestima.

Assembleias

encontros com agenda prévia em espaço democrático destinado ao aprimoramento de um código de conduta. Com olhos voltados à orientação da tomada de atitudes, desenvolve a argumentação, bem como o exercício de cidadania do aluno;

Marcenaria

experimentação, criatividade e sentimento de realização pessoal são valores estimulados neste ambiente acolhedor, projetado para a exploração de habilidades de construção de objetos criados pelo próprio aluno.

Aulas de campo

Um espaçotempo onde os estudantes ampliam seus conhecimentos acerca do mundo natural e o construído pela ação humana, observando, questionando, propondo problemas e novas soluções.

Festa do Povo Paranaense

possibilita estudarmos a música, comidas típicas, artes e a história da imigração que, acima de tudo, confunde-se com a história pessoal de cada estudante.

Festa Literária

possibilita desenvolver a sensibilidade estética do conhecimento, descrever e produzir as coisas do mundo de um jeito particular.

Laboratório

estudantes investigam suas hipóteses e ampliam seu conhecimento a respeito da natureza sob os conceitos da Física, da Química e da Biologia.

Xadrez

visa o desenvolvimento da concentração e do pensamento lógico.

 

Ensino Fundamental – Anos Finais

Nessa etapa da escolaridade, potencializamos a capacidade de aprendizagens e experiências que possibilitam ampliar o olhar de si (autoconhecimento) e a relação com os outros (interpessoal). Autonomia, respeito às diferenças e uma visão que amplia a capacidade de lidar com as mudanças que a vida oferece a todo momento.

Projeto Acontece

No Projeto Acontece, os alunos desenvolvem a capacidade de resolução de problemas por meio da ciência e das artes. A Mostra de Design é um exemplo disso, uma oportunidade de aprender com profissionais da área e de propor seu próprio pensamento sobre a disciplina. O projeto contempla também a investigação cientifica, desafiando a experimentação e a colaboração como principal caminho para descobertas.

Festival de Teatro

Por meio da imersão completa do aluno, é possível contracenar, vivenciar cenários de aprendizagem lúdicos e colocar em prática novas concepções linguísticas. O diálogo intenso entre diferentes áreas do conhecimento geram repertórios enriquecedores e significados novos. Durante um mês, os alunos constroem uma jornada pelo universo lírico, desbravando diferentes aquisições para construção do roteiro. Assim, eles aprofundam a disciplina de História, ao se inspirar em um cenário remoto da Itália, ou praticam Língua Portuguesa ao referenciar Shakespeare.

Cinema: Espaço e Tempo

Filmes clássicos e contemporâneos reforçam o aprendizado de sala de aula num passeio guiado pela sétima arte. Ao final, produzimos um curta-metragem que será exibido à comunidade.

Estudo do Meio – Aulas de Campo: para além da sala de aula

A realidade faz parte do currículo. Conforme os temas aprendidos, os Estudos de Meio incentivam a ver e pensar o mundo além dos muros da escola e com aulas de campo.

 

Ensino Médio

O Ensino Médio visa à construção da identidade do aluno, para que atue no mundo com uma ação transformadora. Prever cenários de escolha da profissão, em uma realidade dinâmica e em constante transformação, é um dos maiores dilemas enfrentados pelos estudantes. Por isso, é necessário viver experiências de aprendizagem que possibilitem problematizar os diferentes contextos e construir um espectro de habilidades (criatividade, flexibilidade, resiliência, além de inteligência social, intrapessoal e cognitiva), possibilitando o learning agility, que é de fundamental importância para a construção de seu projeto de vida.

Problem HUB

Aqui os estudantes aplicam o aprendizado em sala e das diferentes áreas do conhecimento na solução de problemas elaborados por eles mesmos, fruto de dilemas cotidianos que afetam a vida em sociedade. Boa parte dos desafios estão em sinergia com os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas.

Identidade Acadêmica

São atividades que provocam reflexões de como os talentos individuais dos estudantes podem ir ao encontro das necessidades do mundo, das aspirações profissionais e dos sonhos de cada um e de suas famílias. São apresentadas as profissões do futuro e as novidades mercadológicas, bem como profissionais de diversas áreas são convidados para contar suas trajetórias, desafios, mudanças de rumo e olhares diversificados sobre as carreiras.

Aprendizagem de Campo

Aprendizagem sem muros é o que caracteriza as aulas de campo. Dessa forma, a sala de aula pode ser a Lapa da Revolução Federalista, a Ilha do Mel ou mesmo a Hidrelétrica de Itaipu, possibilitando a discussão e a aplicação de conhecimentos das diversas áreas e seu impacto em nossas vidas. A natureza e o mundo físico construídos pela humanidade são um grande livro que possibilita a observação e o pensamento associativo, características importantes de pessoas inovadoras.

 

Período Integral

Integral Bilíngue no Infantil

Durante a infância, as crianças têm uma capacidade natural de aprender uma segunda língua, pois fazem isto de maneira fluida, sem precisar traduzir do Português para o Inglês, e vice-versa. Por isso, no Período Integral elas irão
enriquecer seu vocabulário pouco a pouco e, com o passar do tempo, poderão construir o próprio raciocínio em outra língua.

Além disso, no Marista Anjo, a empatia com as diferentes culturas de Língua Inglesa também reforça a preocupação com o entendimento e respeito a diferentes culturas e povos. E tudo acontece em meio a práticas recreativas, dentro e fora das salas de aula e em projetos investigativos.

Integral com foco no Inglês no Fundamental I e II

Dentro da proposta para os alunos do Fundamental, o Inglês é trabalhado de maneira contínua, sempre com o propósito de prepará-lo para uma formação sem fronteiras. A proposta fica ainda mais completa com a opção do programa Cambridge International. O currículo internacional proporciona atividades que favorecem o desenvolvimento de habilidades como: colaboração, comunicação, pesquisa, resolução de problemas, pensamento crítico e a interação com ferramentas tecnológicas, apresentações de seminários e desenvolvimento de projetos.
A proposta é pensar e discutir sobre:
ICT – Information and Communications Technology: qual o impacto da tecnologia no dia a dia das pessoas?
Global Perspectives: a partir de uma perspectiva pessoal, local e global, equipamos os alunos para serem bem sucedidos em um mundo em constante mudança.

Além disso, no Integral os alunos contam com apoio pedagógico para sanar suas dúvidas e reforçar o conteúdo aprendido, de maneira individualizada. Outra parte importante da rotina é a prática de atividades esportivas, que promovem o bemestar e a melhoria da qualidade de vida física, mental, emocional e social.

Confira como são distribuídas as atividades:
• Fundamental – Anos Iniciais 1° ao 5° Ano
3 dias por semana ou 5 dias por semana com Cambridge International
• Fundamental – Anos Finais 6° ao 9° Ano
3 dias por semana ou 5 dias por semana com Cambridge International
Para esta série, o Inglês do Marista Idiomas já está incluso na grade de atividades do Regular.

Venha ver com seus próprios olhos. Agenda sua visita!
https://anjodaguarda.colegiosmaristas.com.br/agende-sua-visita/

Share

VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA?


Colégios Maristas




Saiba mais sobre os Maristas no Mundo

Veja

© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.